• kithi

Cultura e Negritude Programação 2022

Atualizado: 6 de mai.



Veja a programação cuidadosamente elaborada do Cultura e Negritude, Programa Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão vinculado ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).


O Programa tem por objetivos: integrar pesquisadores/as, agentes culturais, comunidades Indentitárias (negras, quilombolas, ribeirinhas) em torno de ações de fomento e promoção da equidade racial pela via da educação.


Todos os anos o Cultura e Negritude acontece no mesmo período do Bembé do Mercado. Data marcada em que a universidade vai para o mercado, para a praia, para as comunidades... dialogar e fortalecer a luta travada para afirmar o direito a liberdade do povo negro, que envolve inúmeras demandas, inclusive educação de qualidade para todos.


Em 13 de maio de 1888 o Brasil celebra a abolição da escravidão fervorosamente,  porém os quase quatro séculos de cativeiro continuam impactando a sociedade contemporânea e a luta pela "liberdade" é contínua.


A alforria concedida aos negros incomodava os senhores de engenho do Recôncavo. Eles  pressionavam pela manutenção da escravidão e lutavam pelo direito a indenização por danos provocados pela Lei Áurea.


Para afirmar o direito a liberdade, desde 1889, um ano após a abolição da escravidão, que o povo de santo do Recôncavo Baiano bate os atabaques na rua para reverenciar, celebrar e agradecer aos Orixás.


O Bembé do Mercado, candomblé de rua iniciado por João de Obá, é uma tradição de resistência, de afirmação e de tomada de consciência do processo de libertação do sistema escravocrata do Brasil.


O movimento acontece anualmente no mês de maio na cidade de Santo Amaro e tem como força impulsionadora e realizadora os terreiros de Candomblé.


O que? Cultura e Negritude

Onde? Santo Amaro - Bahia

Data? De 11 a 17 de maio







1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo